terça-feira, 19 de julho de 2011

BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE DOM BOSCO

Rumo ao bicentenário: Logo e Pôster              
Fotos do artigo -RMG – RUMO AO BICENTENÁRIO: LOGO E PÔSTER
 A um mês do início da caminhada de preparação à celebração do Bicentenário de nascimento de Dom Bosco (1815-2015), o Dicastério para a Comunicação Social apresenta e propõe um logo e um pôster temático. Os projetos gráficos foram realizados graças à colaboração do “Don Bosco Institute of Communication Arts” (DBICA), de Chennai, Índia.
       O dia 16 de agosto iniciará oficialmente a caminhada de preparação para o bicentenário de nascimento de Dom Bosco: um percurso temático apresentado pelo Reitor-Mor, P. Chávez, na carta aos Salesianos de 31 de janeiro de 2011. Um triênio durante o qual os Salesianos são convidados a conhecer melhor Dom Bosco e o seu carisma: a história (2011-2012), a pedagogia (2012-2013) e a espiritualidade (2013-2014).
        Para acompanhar este caminho o Dicastério para a Comunicação Social preparou um projeto gráfico composto por um tríplice logo e pôster.
        O logo, único na imagem, se diversifica durante o triênio no enunciado do ano temático e no colorido. O rosto de Dom Bosco, inserido entre os jovens, relembra como sua vida tenha sido uma doação constante por eles; as linhas curvas, desenhadas pelas margens do ‘200’ celebram as humildes origens do Santo turinês – “o camponês dos Becchi” –; e os horizontes para os quais se propagou o seu sonho e a sua missão: a salvação dos jovens.
        O pôster, o primeiro da série, relembra o empenho do triênio: conhecer Dom Bosco. À sua direita campeia a imagem do rosto de Dom Bosco reproduzido com o decalque feito por Cellini logo após a sua morte, e com o qual se fez a máscara de cera que hoje o representa na urna, tanto a conservada na Basílica de Maria Auxiliadora, de Turim, quanto a que peregrina pelo mundo. Sob o lema indica-se a escansão trienal, evidenciando a primeira etapa. A casa dos Becchi, por ele mesmo indicada – “esta é a minha casa” –, relembra as origens histórico-biográficas; e a cena da confissão com o jovem Paulo Albera (1861), seu segundo sucessor, relembra a sua primeira preocupação: a salvação dos jovens. As três fotografias remetem a algumas etapas da sua vida: a banda (1870): o seu humanismo integral; a primeira expedição missionária (1875): a abertura missionária da Congregação; em Martí-Codolar (1886): a maturidade da sua vida expendida pelos jovens. As outras duas versões do pôster serão disponíveis nos próximos anos.
        Realizou o projeto o DBICA, de Chennai, especialmente o P. Harris Pakkam, como chefe da criação, e J. Sathish Paul, desenhista gráfico-criativo. O DBICA é uma escola de artes gráficas e visuais que realiza multíplices atividades na área da mídia, do desenho, da cultura e da arte. Entre as áreas de ação do centro, fundado no 1997, como centro de educação à mídia, estão: a animação e a formação profissional na área dos MCS; a proposta de seminários e pesquisas; a produção de audiovisuais; e festivais de curtas-metragens. A finalidade principal é tornar conhecido e amado Dom Bosco através das várias formas de arte figurativa, atraindo para ele os jovens, sobretudo os mais carentes da Índia.
        O Dicastério para a Comunicação Social convida as Inspetorias e os Delegados de CS a assumir o logo e os pôsteres, relançando-os pelos próprios sítios, ou `sites`, e utilizando-os nas próprias iniciativas no decorrer do triênio de preparação para o ano bicentenário 2014-2015. “Faço votos por que esta iniciativa, como se deu com o logo para o Sesquicentenário, ajude a fazer sentir a unidade da Congregação e a fortalecer o sentido e a profundidade de quanto nos estamos preparando a celebrar” – diz o P. Filiberto González, Conselheiro Geral para a Comunicação Social.
        O pôster, em diferentes línguas, segue em anexo ao n. de ANSfoto de junho. No sítio sdb.org estão disponíveis os files dos três logos e do 1º pôster. Na mesma seção é possível pedir o file originário para as adaptações em outras línguas.
Publicado em 15/07/2011 noticia Publicada no site  http://www.infoans.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário