quinta-feira, 14 de julho de 2011

SALESIANOS NO BRASIL - 128 ANOS DE HISTÓRIA



PARABÉNS À FAMILIA SALESIANA!
Prédio do Colégio Salesiano no início do século XX
(ao fundo) Monumento de N. S. Auxiliadora

A história salesiana no Brasill inicia em 14 de julho de 1883, uma expedição de sete salesianos é recebida pelo bispo carioca Dom Lacerda, que, em visita à Itália, se encantara com o trabalho do sacerdote Giovanni Melchior Bosco, o Dom Bosco.

Numa pequena chácara no bairro de Santa Rosa, em Niterói, é fundada a primeira obra salesiana no país. Era o começo de uma missão educativa que ainda hoje tem como princípio a formação de jovens conscientes e cidadãos.
Diz a história que, no dia da chegada os primeiros salesianos chegaram à primeira casa em Niterói/RJ no início da noite e, não tendo nada para comer, receberam dos vizinhos um queijo, ovos e vinho. Em algum momento da história a tradição transformou queijo e ovos em queijo e rapadura – sendo assim, neste dia 14 de julho se faz memória deste dia feliz comendo queijo e rapadura.
Basílica de Auxiliadora em Niteroi-RJ
Nestes 128 anos, os salesianos passaram por muitos momentos importantes e curiosos. Foram construídas escolas, paróquias, oratórios, obras assistenciais e sociais, veículos de comunicação institucional e comunitário, além de uma obra missionária junto aos povos indígenas. Os salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora, com apoio de leigos, foram conquistando espaço e muitas experiências, tanto na educação quanto na área social.

O cenário atual? São mais de 100 instituições de ensino no Brasil (do infantil ao ensino médio), que compõem a Rede Salesiana de Escolas, além de 10 grandes universidades e centros universitários. Possui também obras sociais, como oratórios festivos, centro para menores e de formação profissional, todos fundamentados na filosofia da alegria, fé e caridade. Toda essa trajetória e conquistas fazem da obra de Dom Bosco uma referência histórica de sucesso. Os Salesianos estão no Brasil desde 1883, através da primeira obra fundada ainda quando Dom Bosco estava vivo, em Niterói (Escola Santa Rosa). Em 1885, os Salesianos se fizeram presentes em São Paulo.
O trabalho realizado pelos Salesianos visa principalmente a promoção das crianças, adolescentes e jovens, especialmente dos mais desfavorecidos, fazendo com que eles redescubram a dignidade. Órfão muito cedo, o fundador da Congregação Salesiana, Dom Bosco, aprendeu pela própria experiência que para educar um menino pobre e desfavorecido não bastam belas palavras ou, simplesmente, tirá-lo da rua. É preciso ajudá-lo a descobrir elementos para que construa uma vida digna, através de uma profissão que lhe permita ser um cidadão honesto, competente e capaz de participar na construção da sociedade.  

128 ANOS DA CHEGA DOS SALESIANOS NO BRASIL
VIVA DOM BOSCO !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário